Meu ambiente de desenvolvimento em 7 itens

Sistemas Operacionais

Sou usuário de Windos desde o 3.1 em rede Novell, quando ainda tinha que dar start pelo DOS. Mas foi em 2002 que comecei a  entender mais de sistemas operacionais e então passei a usar o Linux Kurumin para serviços de redes com SAMBA,  Firewall e DHCP em paralelo com maquinas Windows 98 para acesso ao ERP da empresa que trabalhava. Hoje uso eu Ubuntu para LAMP e Windows 7 para o desenvolvimento web, sendo que, a mais ou menos a quase seis meses que tenho trabalhado com o Mac OS e um Macbook para desenvolvimento mobile com o Flex e PHP e ele tem se comportado muito bem. Talvez até o fim do ano migre de PC para um Mac.

Editor/IDE

Muitos anos fui adébito ao Dreamweaver/Aptana mas no últimos tres anos tenho variado muito. Se o projeto for apenas PHP com MySQL uso o Notepad++ c/ plugin Explorer já se o projeto for usar CodeIgniter, jQuery c/ Oracle prefiro usar Netbeans,  se for para desenvolvimento mobile nativo uso Adobe Flash Builder com Notepad++ no windows ou Textmate no Mac e já para criação de scripts no linux instalo o mc uso o mcedit.

Terminal

Terminator que além de seus plugins dá para dividir o terminal em diversas partes, seja na horizontal ou na vertical e ou Putty no Windows.

Browser

No dia-a-dia uso o Firefox com os plugins básicos Firebug e ColorZilla pra programação.
Já o Safari, Chrome, Opera, IE8 e IETester para teste de programação front end.

Software

No meu computador sempre está com o Filezilla, Skype, VLC, Arduino, Fritzing, Netbeans, XAMPP/LAMP e VirtualBox para os exercícios da faculdade.

Source code

Normalmente uso o meu servidor SVN mesmo, mas estou me preparando para migrar para o Git.
Para os documentos pessoais uso o Google Drive.

Música

No netbook a noite uso o Rhythmbox mesmo mas na maior parte do tempo escuto minhas musicas pelo celular ou tablet.

E agora passo a bola para:

@hugoduca
@Deniscosts